• 09 de novembro de 2012

Auditores Fiscais em apresentação do SIAF

Cinco Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins, Marcus Hein, Juarez Bernardo, Jorge Couto, Paulo Robério e Vanderlei Muller, estiveram em Brasília no Distrito Federal, no dia 08.11.2012 (quinta-feira), a fim de partciparem da apresentação do destacado programa de auditoria fiscal, desenvolvido por técnicos do IAF e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Os Auditores Fiscais, Joaquim Maurício da Motta Landulfo Jorge e Jorge Gonzaga, com o auxílio de Analistas de Sistemas e com o apoio integral do IAF - Instituto dos Auditores Fiscais do Esatdo da Bahia, são os autores e desenvolvedores do SIAF - Sistema de Integrado de Auiditoria Fiscal. Um programa, que segundo a unanimidade dos auditores presentes pode ser de grande valia para a prática de Auditoria Fiscal. A apresentação ocorreu, na parte da tarde, das 14h até às 17:30h, na sede da AAFIT - Associação do Auditores Fiscais Tributários do Distrito Federal, co-irmã da AUDIFISCO/TO e, assim como o IAF, também filiada à FEBRAFITE - Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais. Na parte da manhã a mesma apresentação foi feita para cerca de trinta Auditores Tributários do Distrito Federal, com a presença do Secretário da Fazenda do DF, Adonias dos Reis Santiago, que é Auditor Tributário de carreira daquela unidade da Federação.

O SIAF é uma ferramenta que, se implementada no Tocantins, pode otimizar um pouco mais e com a eficiência desejada, os trabalhos de auditoria fiscal da Secretaria da Fazenda.

A AUDIFISCO e o SINDARE agradecem a hospitalidade e a distinção com que foram tratados os Auditores Fiscais tocantinenses pelos dirigentes da AAFIT, em especial ao seu presidente, Jadson Januário, e ao diretor de Relações de Relações Públicas e Comunicalção Social, Lirando Jacundá (que também é ex-presidente da própria AAFIT, da Febrafite, e atual vice-presidente da FEBRAFITE).