• 27 de maio de 2013

A programação do IV Congresso Internacional da FEBRAFITE, em João Pessoa, teve início na tarde desta segunda-feira (27) no Tropical Tambaú com a palestrante consultora tributária da Direção Geral Impositiva (DGI) de Montevideo, no Uruguai, Marisa Yori.

 

Na oportunidade, Marisa Yori disse que a evasão tributária no Uruguai decorrente do uso de cartões de crédito tem sido combatida com o incentivo do uso de tarja para atendimento de compra, consumo e prestação de serviços para pagamento do preço ajustado e pagamento ao contribuinte, pois a incidência do tributo é automática e vai para o Estado.

 

Segundo ela, o tributo retorna ao contribuinte por meio de benefícios, como outros incentivos tributários, inclusive com a redução do IVA a 0%. A realização das operações com o uso de cartão de crédito com tarja visa a redução do comércio informal, além de agregar a parcela do imposto diretamente aos cofres estaduais.

 

O coordenador geral do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais - ENCAT, também auditor fiscal do Estado da Bahia, Eudaldo Almeida, foi o debatedor do painel e o presidente da Asfepa/PA, Geraldo Henrique de Oliveira Nogueira, coordenou.