• 17 de abril de 2015

Representantes de várias instituições sociais reuniram-se nesta quinta-feira, 16, às 19h, no Senac, para a Assembleia de criação do Observatório Social. Trata-se de um grupo de voluntários, democráticos e apartidários, que buscam contribuir com a melhoria da gestão pública e sociedade local.

O Observatório fará monitoramento de compras públicas, desde a publicação do edital até a entrega do produto ou serviço; inserção de micros e pequenas empresas nos processos licitatórios e a educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos.

DADOS

No Tocantins, Palmas é o primeiro município que terá o Observatório Social. No Brasil, os números ultrapassam os 100. Criados em 2006, a maior parte dos Observatórios foram instituídos após as constatações de irregularidades em compras, além da importância dos acompanhamentos de gastos públicos e a necessidade de fazer com que o dinheiro público tenha uma  aplicação correta em benefício social.

O SINDARE, como um dos apoiadores do Observatório Social de Palmas, se fez representar na cerimônia de fundação e posse da sua diretoria, por seu presidente Jorge Couto. "Dada a importância do Observatório Social do Brasil, o SINDARE não poderia deixar de apoiar a implantação de sua unidade em Palmas. Ã? relevante que a capital do Tocantins conte com uma organização desse jaez. No sentido específico será o controle das contas públicas, das licitações no município e, em sentido lato, o exercício da própria cidadania", avaliou Couto.

O Observatório Social de Palmas já conta com o apoio de diversas instituições e entidades representativas como SINDARE, Sesc, Sesi, CGU, Fecomércio, OAB/TO, Sebrae, CRC, CRA.