• 17 de junho de 2021

Durante a manhã desta quinta-feira, 17, em evento que teve como principal palestrante o presidente do Igeprev, Sharlles Bezerra, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins - Sindare, participou, na pessoa de seu presidente Jorge Couto, da roda de conversa “Hora de aposentar. E agora?”.

O objetivo da live foi esclarecer dúvidas dos servidores públicos estaduais, em especial dos servidores fazendários, sobre os aspectos gerais do processo de aposentadoria dos contribuintes do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igprev).

Couto participou do evento também como conselheiro presidente da entidade e nos assuntos abordados, expôs a cobrança feita comumente nas reuniões do Conselho Fiscal da autarquia.

Também participou como debatedor no evento, Cleiton Pinheiro, presidente do SISEPE e Giovana Silva Santos, representante jurídica do Sindifiscal.

O palestrante foi o presidente Igprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, que explicou a atual legislação previdenciária do Tocantins, mostrando os requisitos básicos do processo de aposentadoria.

O debate teve ampla participação da comunidade de servidores aposentados e pensionistas e também no geral, afinal, dúvidas sobre benefícios e situações rotineiras puderam ser abordadas e respondidas pelos representantes da entidade.

Em sua fala, Jorge Couto falou da necessidade de celeridade nos processos que atendem os direitos dos servidores aposentados ou a se aposentar, citando como exemplo situações em que a análise de processos chega a ser superior a 180 dias. 

Em outro momento, Couto defendeu a necessidade de medidas urgentes, para que a análise de processos receba apoio, visto que com a pandemia, muitos servidores da autarquia foram afastados ou mantém o regime de trabalho home office, o que alargou o prazo, causando possíveis desgastes aos aposentados e pensionistas.

O evento virtual foi organizado pela Gerência de Gestão de Pessoas, como ação do Projeto Qualidade Vida do Servidor Fazendário da Escola de Gestão Fazendária Propício de Aguiar Franco - Egefaz.