• 02 de julho de 2019

Na última semana de junho, auditores fiscais filiados ao SINDARE - Sindicato de Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins participaram de cursos de aperfeiçoamento ministrados por especialistas na EGEFAZ - Escola de Gestão Fazendária do Tocantins.

O curso Contabilidade e Auditoria, da carga horária de 20h, aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho de 2019 e foi ministrado pelo professor Thiago Gomes Arantes. Arantes é há três anos gerente contábil de indústria de grande porte, pós-graduado em auditoria e controle gerencial, graduado em ciências contábeis e ciência da computação. Tem sete anos com vivência em auditoria.

O curso de Auditoria Fisco-Contábil do ICMS - Introdutório, da carga horária de 20h foi ministrado entre os dias 26 e 28/06/2019 pelo professor Alexandre Alcântara da Silva. Alexandre é Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Especialista em Direito Tributário e em Gestão Tributária, Graduado em Ciências Contábeis. Professor de Programas de Pós-Graduação nas áreas contábil, financeira e tributária. Foi professor da Faculdade Independente do Nordeste e do do Instituto de Ensino Superior Juvêncio Terra. Foi Coordenador de Curso de Especialização Lato Sensu da Faculdade Guanambi/UNIGRAD. 

Realiza cursos e apresenta palestras em seminários e congressos sobre temáticas contábeis e tributárias. É auditor fiscal concursado da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (desde 1987), fazendo parte do seu quadro de instrutores internos, ocupando por vários anos o cargo de Inspetor Fazendário em diversas unidades fazendárias. Participou da implantação do SPED Contábil como representante da SEFAZ-Bahia no Projeto Nacional do SPED. Líder do Grupo de Trabalho de Auditoria Fisco-Contábil, do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT).  Autor do Livro: Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis; Autor do Livro: Fraudes Contábeis Repercussões Tributárias, Enfoque no ICMS (Juruá, 2018). Acadêmico Correspondente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis.


Participaram dos cursos ministrados os auditores Juarez Bernardo Madalena, Edilmar Marques Araujo Carvalho, Luiz Braga de Queiroz, Francisco das Chagas Vieira, Moacy Lima da silva, Carmozina Gonzaga Campos, Maria da Conceição A. de Sousa, Maria José Pires da Costa Miranda, Raimunda Nonata dos Reis, Weramar Sales Dias, Hyun Suk Lee, Jussara Espíndola e Silva, Joney Nunes Wolney de Mello, Luiz Lopes de Souza, Danilo Alves Dourado, Iara Amarilles Vieira Fonseca, Augusto Rodrigues Valente Neto, José  Itaraci Guimarães, Everton Naves Sivieiro do Vale, José Cordeiro de Melo Filho, Basílio de Oliveira Filho, Ricardo Shinti Konya, Alessandro Ramos Marques e Cristiano de Oliveira Silva.