• 24 de fevereiro de 2022

Os diretores da Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins - AUDIFISCO e do SINDARE - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins estiveram reunidos nesta terça-feira, 22, com o novo titular da Secretaria Estadual da Fazenda – SEFAZ, Júlio Edstron.

Na visita de cortesia foram apresentados os integrantes da diretoria do SINDARE e da AUDIFISCO e também foi apresentado ao secretário o Plano de Ação do Sindare, que são 50 medidas para o incremento a curto, médio e longo prazo de um real aumento da arrecadação das receitas estaduais próprias, sem aumentar a carga tributária estadual.

Na ocasião, os auditores fiscais também apresentaram ao Secretário Júlio as reivindicações dos direitos coorporativos da categoria, como por exemplo o teto salarial único, a necessidade de atualização da lei orgânica tributária estadual, concurso público para a categoria e, principalmente, o pagamento de progressões que estão atrasadas.

O diretor social, de esporte e lazer da Audifisco e diretor-jurídico do Sindare, João Campos de Abreu, solicitou ao secretario Júlio, que os pedidos feitos pela categoria fossem avaliados com mais celeridade.

O vice-presidente da  Audifisco e diretor de divulgação do Sindare, Artur Alcides de Souza Barros concordou com o colega e reforçou ainda que há mudanças de governo, de gestão e os pedidos dos auditores fiscais ficam ainda mais defasados porque não são prioridades.

“O Estado tem um dívida histórica com os auditores fiscais, reconhecida judicialmente, e que está parada. Mesmo assim continuamos trabalhando e o Tocantins tem batido recordes de arrecadação. Por isso, precisamos de uma posição mais efetiva do governo Estadual”, afirmou Jorge Couto, presidente do Sindare e da Audifisco, acrscentando ainda que o encontro foi muito produtivo, que todos os integrantes puderam expor suas ideias, suas reivindicações e o Secretário foi muito solícito. Foi um momento de troca de experiências e de opiniões para que o fisco tocantinense tenha melhores condições de trabalho e, consequentemente, quem ganhará com isso é o Estado e a população.

Prêmio de Educação Fiscal e Café com Leis
Na reunião também foi apresentado ao secretário os projetos 2ª Edição do Prêmio de Educação Fiscal do Tocantins de 2022 e Café com Leis – Tocantins, ambos devem ser realizados no dia 22 de março. A intenção é de que a Sefaz seja parceira dos eventos.

Para isso, foi agendada uma nova reunião para tratar do assunto, no entanto o Secretário sinalizou positivamente quanto à parceria.  

Participaram do encontro com o Secretaria Estadual da Fazenda, Júlio Edstron o presidente do Sindare e da Audifisco, Jorge Coutro; o vice-presidente da  Audifisco e diretor de divulgação do Sindare, Artur Alcides de Souza Barros; o diretor social, de esporte e lazer da Audifisco e diretor-jurídico do Sindare, João Campos de Abreu; o diretor de divulgação do Sindare, Juscelino de Oliveira César; os suplentes Marcelio Rodrigues Lima, João Alberto Barbosa Dias; o diretor de relações intersindicais do Sindare, Evaniter Cordeiro Toledo; e o diretor de aposentados e pensionistas do Sindare, Diógenes Peixoto Leandro.