• 24 de abril de 2014

A Secretaria da Receita Federal lançou na segunda-feira (10) um aplicativo, já disponível para "download" na Google Play (Android) e na Apple Store (IOS), que permite que as empresas acompanhem e acessem solicitações e informações nas bases de dados do órgão por meio de smartphones e tablets.

Segundo a Receita, o aplicativo permite consultar os dados informando os números de recibo e de identificação. Não será permitida, porém, a inscrição no CNPJ por meio do aplicativo, processo que continuará sendo feito pelo site do órgão na internet .

De acordo com o órgão, os representantes das empresas poderão acompanhar, por meio do aplicativo, pedidos de alteração de nome empresarial, de porte da empresa, de endereço ou natureza jurídica, entre outros, além de visualizar seu histórico, marcar a solicitação como "favorita" e ou solicitar o cancelamento de pedidos. Também poderão ser geradas listas com números favoritos de CNPJ.

Ainda segundo o Fisco, o aplicativo CNPJ também permitirá o acesso às informações do Simples Nacional e a localização de uma empresa em um mapa. "Será possível acessar informações cadastrais, como endereço, ano de abertura e se a empresa está ativa. Pelo celular, o usuário poderá também consultar o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e informar-se sobre procedimentos para cadastrar um CNPJ", acrescentou o órgão.

De acordo com a Receita Federal, existem, atualmente, mais de 17 milhões de CNPJs ativos em sua base de dados. Anualmente, são feitos aproximadamente 1,8 milhão pedidos de inscrição no CNPJ e mais de 5 milhões de pedidos de alteração de informações. O Fisco já lançou anteriormente aplicativos para consulta de lotes do Imposto de Renda, por pessoas físicas, e para acompanhamento de pedidos de importação.

 (com informações G1)