• 29 de outubro de 2021

O Governo do Tocantins realizou uma live na internet para anunciar medidas relacionadas aos servidores públicos estaduais para os próximos dias. O evento foi em comemoração ao dia da categoria, comemorado nesta quinta-feira (28).

Entre as novidade anunciadas pelo governador em exercício Wanderlei Barbosa (Sem partido),  está a confirmação de que a jornada de trabalho voltará a ser de seis horas corridas a partir do dia 3 de novembro, quarta-feira da semana que vem. Até lá, os serviços não essenciais estão em recesso por causa de dois pontos facultativos que foram decretados pelo governo e também por causa do feriado de Finados.

Wanderlei Barbosa também fez uma sinalização para pagamento de direitos atrasados dos servidores. O funcionalismo está com os direitos congelados desde 2019 e não receberam a revisão geral anual de 2020 e 2021. Sobre as progressões atrasadas, o novo secretário da Fazenda, Jairo Mariano, disse ter um estudo em andamento.  Ele afirmou que o governo não terá condições de pagar todos os benefícios, mas que dará um 'passo inicial' em breve.

 “Já pedi aos nossos secretários, que eles pudessem fazer essa discussão, para retornar direitos reprimidos ao longo desse tempo. Nós sabemos que tem data-base e progressões que estão reprimidas e nós faremos um alinhamento neste aspecto e, a partir de dezembro já começaremos a pagar aos nossos servidores parte desses direitos”, anunciou o Governador.