• 14 de fevereiro de 2023

Na manhã desta terça-feira, 14, durante as atividades do Seminário de Tributação e Desenvolvimento: Crises e Perspectivas, o presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins – AUDIFISCO, Jorge Couto, lançou oficialmente Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Tocantins – Edição 2023, que foi prestigiado por autoridades estaduais, filiados e sociedade em geral.

O objetivo do certame é premiar as melhores iniciativas do Estado que tragam como tema a Educação Fiscal, construindo uma consciência sobre a função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade.

O presidente da AUDIFISCO, durante o lançamento, falou do desafio de se realizar o concurso, encarado pela entidade desde 2020, já que uma das missões da Associação é difundir o conhecimento em torno da tributação. “O Estado existe para a execução do bem comum e que a sociedade é a destinatária dos recursos arrecadados pelo governo. Discutir a Educação Fiscal é formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos; de entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e estar motivado para o exercício da cidadania plena. Por isso encaramos este desafio e, pelo terceiro ano, vamos realizar este prêmio”, explanou Jorge Couto.

O auditor fiscal Marco Antônio da Silva Menezes, que estava  representando a Secretaria Estadual da Fazenda – Sefaz no evento, ressaltou a importância do tema para a arrecadação estadual. “Hoje é unanime entre os gestores que se precisa ensinar sobre educação fiscal, que é através do conhecimento e da educação que vamos esclarecer a importância da tributação e, consequentemente, com esta consciência social, será possível incrementar a arrecadação nos estados. Parabéns pela iniciativa”, afirmou Marco Antônio.

A coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Tocantins, Andreia Feitosa, também participou do lançamento e reforçou a parceria. “A Educação Fiscal é um programa que é desenvolvido pelo estado dentro das escolas e, esse Prêmio, realizado pela Audifisco, tem ampliado a visibilidade de se discutir este tema tão importante para a cidadania. Conte com nosso apoio”.

Também parceiro desta edição do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Tocantins – Edição 2023 com a doação da premiação, o delegado da Receita Federal no Tocantins, Ricardo Wagner Magalhães Gomes, enfocou a importância de se discutir a tributação. “A importância do fisco nas ações de um país precisa ser divulgada, de uma maneira que se entenda que pagar tributo não é um sacrifício e sim como um bem social”, afirmou o delegado.

Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Tocantins – Edição 2023


As inscrições do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Tocantins – Edição 2023 iniciam-se em 14 de fevereiro de 2023 e encerram-se até o dia 30 de abril de 2023, no site da AUDIFISCO. Nesta edição, o Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Tocantins será dividido em três categorias: Escolas, Instituições e Imprensa. Os três melhores projetos de cada categoria serão premiados com equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal no Tocantins, que juntos somam cerca de R$ 70 mil. Confira o edital completo em www.audifisco.org.br.