• 12 de maio de 2015

Na manhã desta segunda-feira, 11, o presidente do SINDARE â?? Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins, Jorge Couto  e o Diretor de Relações Intersindicais,  Artur Alcides,   participaram na Assembleia Legislativa da Audiência Pública sobre a Reforma Política.

 

Durante a audiência pública, diversos pontos foram abordados, dentre eles:  o financiamento de campanha, sistema eleitoral, reeleição, participação feminina, período de mandato.

 

 

De acordo com o relator da Comissão da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Marcelo Castro que participou da audiência, no Brasil é preciso reavaliar o sistema político eleitoral. Conforme Castro, â??para se ter uma ideia nos demais países o sistema político é representado por seis a sete partidos políticos nas esferas, no Brasil atualmente a Câmara Federal e Senado contam com 38,â? exemplificou.

 

O Relator disse ainda não ser justo com o eleitorado a forma de suplência, bem como alguns representantes são eleitos. â??Costumo usar como referência o caso do deputado federal Tiririca que quando eleito, elegeu também diversos outros candidatos da sua legenda. Não é justo a sociedade eleger o João e por coeficiente outro ocupará a vagaâ?, frisou.


Durante o pronunciamento do Conselheiro Federal Gedeon Pitaluga um grupo de manifestantes chegaram a interromper a sessão com cartazes, faixas e uma música no qual a letra clamava por uma reforma com urgência. Segundo o Conselheiro, uma pesquisa feita pela OAB mostrou que 95% das pessoas estão insatisfeitas com o atual sistema político.

 

O presidente da ATM â?? Associação Tocantinense de Municípios, João Emídio, ressaltou a importância do fim da reeleição tanto para o Executivo quanto para o Legislativo.

A audiência que foi organizada pelos deputados Josi Nunes e Nilton Franco.

 

SINDARE

 

Representantes de diversos Sindicatos do Tocantins participaram da Audiência.  Atualmente a Reforma Política conta com o apoio de 112 instituições em todo o País