• 16 de setembro de 2013

A gestora pública e atual Secretária Estadual de Saúde, Vanda Paiva, foi uma das palestrantes do I Seminário do Fisco Tocantinense - Fisco Forte, Estado Forte, nesta sexta-feira, 13. Vanda Paiva discorreu sobre Política Orçamentária e Estado Forte.

A Secretária disse que os problemas com orçamento é antigo e o desafio é constante. â??Aprendemos que existe uma grande lacuna entre as riquezas e as necessidades já que as riquezas são limitadas, e as necessidades ilimitadas. Neste sentido fica uma indagação: como equilibrar essa balança?â?, afirma Vanda.

Segundo a palestrante essa resposta é o que rege a administração pública e que uma importante ferramenta é planejar. â??Planejar é antecipar, é atender as demandas sociais com prioridades de aplicação, distribuição de renda e riqueza e ações que possam garantir a estabilidade econômicaâ?.

Outro desafio elencado por Vanda Paiva é a diferença entre a arrecadação e as obrigações. â??A arrecadação tributária é bem distribuída, já as obrigações são concorrentes onde União, Estados e Municípios dividem responsabilidades, mas atuam com recursos de forma diferenteâ?, afirma.

 Ainda sobre arrecadação, Vanda Paiva disse que um Estado Forte passa por sua arrecadação. â??Hoje a maioria dos Estados e Municípios dependem do Fundo de Participação que é repassado pela União para manter suas contas. Se conseguirmos aumentar a arrecadação, consequentemente passaremos a depender menos desses repasses, o que é um avanço muito grande. E o aumento da arrecadação passa necessariamente pelo fortalecimento da carreira do Fiscoâ?, reflete Vanda Paiva.