• 23 de setembro de 2022

O Sindare - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins não manifestou apoio oficial ou apoio exclusivo a qualquer candidato nas eleições deste ano. Para isso seria necessário que a diretoria conduzisse o tema para os filiados deliberarem em assembleia, o que não aconteceu. Não houve convocação da diretoria, não houve assembleia e, por óbvio, não houve deliberação. 

A Audifisco tem muito respeito e uma especial admiração ao candidatos Paulo Mourão e Wanderlei Barbosa, notadamente por seus respectivos e manifestos apoios às causas a temas caros à categoria fiscal, em especial ao teto remuneratório isonômico; no ano de 2018, o então deputado estadual Paulo Mourão, a pedido do Sindare, votou em plenário a favor do teto remuneratório único; em 2015 o então deputado Wanderlei Barbosa, a pedido do Sindare, assinou emenda constitucional que propunha na Assembleia Legislativa, também o teto remuneratório único, integrando uma lista que compunha um terço dos deputados. 

Atualmente, os dois políticos e ex-deputados estaduais são candidatos a governador do Estado do Tocantins, e ambos já se comprometeram em resolver a situação do teto remuneratório isonômico; os dois candidatos também possuem históricos de defesa do plano de ação da Audifisco e do Sindare, com apoio da Asfeto, documento que propõe “Aumento da Arrecadação sem Aumento da Carga Tributária”, com base precípua na qualificação dos trabalhos de fiscalização, dentre outras tantas medidas. 

Paulo Mourão usou incansavelmente a tribuna  em defesa das cinquenta medidas propostas no referido plano; o então deputado estadual, Wanderlei Batbosa, por sua vez, protagonizou e presidiu audiência pública no parlamento estadual tocantinense para também discutir o mesmo Plano de Ação, que produz ganhos significativos ao Estado do Tocantins. Por essas e outras, o Sindare e a Audifisco tem especial apreço aos dois políticos. Estão entre os candidatos preferenciais, pelo que se percebe, no seio dos filiados. E faz questão de divulgar os aspectos que consideram mais positivos, e que são muitos, de cada um desses candidatos. 

Os dois candidatos aqui mencionados possuem feitos importantes para os Auditores Fiscais, e por isso faz-se imperioso destacar e registrar, como ora se registra, tais feitos. Ainda assim, opiniões e opções de cada diretor do Sindare, consignam-se tão-somente vontade pessoal. Em respeito às opções peculiares de cada um dos filiados, que no âmbito da democracia são variadas, é que o Sindare e, também, a Audifisco, não fecharam questão em relação a apoio oficial exclusivo das entidades aos candidatos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da república. Nos obrigamos, contudo, a apresentar as realizações dos políticos que se aliam claramente aos pleitos dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins. Nesse sentido a opção individual de cada filiado, inclusive dirigente classista, não referenda por si só apoio oficial do sindicato e ou da associação. Há preferências individuais sim, óbvio, e cada filiado é livre para fazer sua própria avaliação, ante as ações que dia-a-dia destacamos de cada um. A cada uma dessas preferências, a todas, a diretoria do Sindare se limita a respeitá-las.