• 09 de abril de 2022

Na manhã desta sexta-feira, 08, auditores fiscais, filiados ao Sindicato dos Auditores Fiscais Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins- Sindare, de todo o Estado do Tocantins se vestiram de preto em forma de protesto contra a falta de reconhecimento da categoria. Além disso, os auditores de Palmas realizaram um protesto saindo da Secretaria Estadual da Fazenda até o Palácio Araguaia, por onde permanecem por uma hora em prol de que sejam reconhecidos os direitos adquiridos do auditores fiscais.

Essa manifestação será continuará todos os dias, de segunda a sexta-feira pela manhã. A categoria também permanece em Assembleia permanente para debater as propostas do governo estadual, quando houver.

Segundo o presidente do Sindare e da Audifisco, Jorge Couto, os salários dos auditores fiscais estão há pelo menos onze com os seus vencimentos congelados por força do teto salarial “político” adotado pelo Estado do Tocantins para alguns servidores do Estado. Também há outras dívidas históricas do Estado para com os Auditores Fiscais, algumas até reconhecidas pelo judiciário, com trânsito em julgado, não reconhecidos pelo Poder Executivo. 

“Estamos em busca do reconhecimento dos nossos  direitos e também do efetivo recebimento dos mesmos. E, principalmente estamos lutando pela “não-devolução de salário”, com base num teto remuneratório único constitucional, baseado no subteto (subsídio de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins). Limite remuneratório com base em “salário-político”, baseado no subsídio de governador, atualmente só existe no Tocantins e em mais três estados da federação. O Tocantins tem o segundo menor teto do país. Inconcebível”, acrescentou Couto.