• 22 de dezembro de 2021

A atualização permanente da base de dados cadastrais, funcionais e financeiros do Igeprev, conhecido como Recenseamento Previdenciário, sendo de caráter obrigatório e pessoal, para todos os servidores ativos titulares de cargo efetivo, inativos e pensionistas, de todos os poderes, inclusive de suas autarquias e fundações públicas, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública Estadual, bem como os militares ativos e inativos e seus respectivos pensionistas.
 
O Recenseamento ocorrerá a cada quatro anos para os servidores e militares ativos, e a cada dois anos para os inativos e pensionistas civis e militares, exclusivamente on-line, pelo aplicativo MEU RPPS ou via web, no site do Igeprev.


O Recenseamento Previdenciário será realizado a partir do dia 17 de janeiro, e é destinado a todos segurados ativos, inativos e pensionistas, vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS Tocantins), além dos militares ativos, inativos e pensionistas, amparados pelo Sistema de Proteção Social dos Militares, cuja finalidade é atualização permanente da base de dados cadastrais do Igeprev. Mais de 50 mil segurados e beneficiários do Igeprev, ativos e inativos, deverão fazer o Recenseamento.
 
O procedimento é de caráter obrigatório e pessoal, e deverá ser feito por todos os servidores ativos e inativos, assim como seus dependentes e beneficiários, salvo em circunstâncias adversas, em que houver impossibilidade médica ou que esteja em cumprimento de reclusão penal.
 
É importante ficar atento aos prazos, porque o Recenseamento Previdenciário ocorre de janeiro a abril de 2022. Em caso de não realização do recenseamento no prazo determinado, os segurados (aposentados e pensionistas) poderão ter seus proventos suspensos, podendo o benefício ser cancelado definitivamente, nos termos da legislação previdenciária estadual.