• 01 de setembro de 2020

As consequências da pandemia do novo coronavírus estão causando pressão psicológica e estresse em grande parte da população, devido à incerteza trazida pela Covid-19 e à solidão favorecida pelo isolamento social nesses tempos, a situação tem se tornado preocupante.
 
Para 2020, a Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio - Abeps, afirmou que o período pós-pandemia da Covid-19 poderá revelar um aumento dos problemas de saúde mental da população e, consequentemente, do número de mortes por suicídio no País.
 
O excesso de notícias sobre a doença, incluindo as fakenews, a alta letalidade do vírus e a facilidade de contágio, reúnem elementos para provocar nas pessoas as três principais causas do suicídio: desespero, desamparo e desesperança. Vale lembrar, que o suicídio é um ato radical, uma resposta ao real, uma saída pra dor de existir. Quando a pessoa diz que não há mais esperança, o risco de suicídio é maior.
 
Segundo a Abeps, o suicídio causa 1 milhão de mortes por ano no mundo , o que significa uma a cada 40 segundos. No Brasil, são 12 mil mortes por ano: 1 a cada 35 minutos. O dado mais alarmante vem de um estudo da Universidade federal de São Paulo: o suicídio no Brasil é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
 
Saúde Mental

O SINDARE - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins e a AUDIFISCO - Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins, reuniu dicas para manter a saúde mental em dias, principalmente neste período de isolamento.
 
1 – Cuidado com o excesso de informações

Hoje em dia, o acesso às informações e notícias sobre o Covid-19 pode ser feito por meio da internet, redes sociais e televisão. Entretanto, o excesso de informação durante a quarentena pode ser entendido pelo seu organismo como uma sobrecarga de estímulos, o que pode aumentar os níveis de estresse e de ansiedade. Caso necessário, evitar a leitura excessiva destes estímulos negativos. Busque sempre fontes oficiais e confiáveis.

2 – Estabeleça e mantenha uma rotina diária

A rotina pode ser terapêutica, pois permite que você se organize e tenha sensação de controle, que também traz segurança e conforto emocional. Estabeleça e respeite os horários para dormir, acordar e fazer as refeições. O equilíbrio é essencial para cuidar da sua saúde mental.

3 - Cuide de sua alimentação

Em qualquer época e para qualquer pessoa, a alimentação adequada e saudável é importante para a manutenção e recuperação da saúde. Mas durante uma pandemia, quando seu organismo precisa de uma dose extra de cuidado, o foco na alimentação deve ser redobrado. Prefira sempre alimentos naturais, estabeleça uma rotina com horários para cada refeição, beba mais água.

4 – Cuide bem do seu sono

A manutenção do horário que você dorme e acorda todos os dias, mesmo aos finais de semana e feriados, tem impacto positivo no funcionamento do nosso sono. 

5 - Tenha um hobbie

Ter hobbies é buscar um equilíbrio na sua vida, se desligar do seu modo automático e fazer coisas que te deixam mais feliz e te dão mais prazer. Além de ganhar novas experiências, aprender coisas diferentes, conhecer pessoas novas e também ter mais opções de diversão. Aulas de dança, ler livros, cuidar de animais, tocar um instrumento, fazer um trabalho voluntário, e muitas outras coisas, ajudam a ocupar a mente em dias ociosos.
Caso precise de atenção especial durante este período de isolamento, procure ajuda.
 
Fontes: Unimed/Câmara dos Deputados